domingo, 19 de outubro de 2008

A História do Fisiculturismo

Fisiculturismo ou culturismo é um esporte cujo objetivo é buscar, através da musculação a melhor formação muscular. Sua disputa ocorre em apresentações coletivas ou individuais, de comparação. Os requisitos são: volume, simetria, proporção e definição muscular.
DESCRIÇÃO:

A musculação é um tipo de exercício resistido, com variáveis de carga, amplitude, tempo decontração e velocidade controláveis. Desse modo pode ser aplicada da forma isométrica isometria (contração mantida), isocinética (com velocidade angular constante) ou isotônica (alternância de contração contrações concêntricas e excêntricas ), contínua ou intervalada, suave ou intensa, com recursos aeróbios ou anaeróbios.
Esta possibilidade de controle de tantas variáveis torna a musculação uma atividade física altamente versátil que pode ser usada para diferentes objetivos

HISTÓRIA:

Entre os principais culturistas estão Arnold Schwarzenegger, Mike Mentzer, Lou Ferrigno(Incrível Hulk), Lee Haney, Adan Taylor, Dorian Yates e Ronnie Coleman.
A principal federação internacional de culturismo é a International Federation of Bodybuilding (IFBB), a qual pertence o principal campeonato de culturismo mundial, o Mr. Olympia. Os grandes vencedores desse campeonato foram Lee Haney (oito vezes), Arnold Schwarzenegger (sete vezes), Dorian Yates (seis vezes) e Ronnie Coleman (oito vezes). Até hoje apenas um brasileiro, Luís Freitas, competiu no Mr. Olympia (1988 - 19º lugar), em face do alto nível de qualidade muscular inerente a esses atletas. No entanto, indiscultivelmente, o maior fisiculturista da história é Arnold Schwarzenegger, pela sua extrema inventividade e habilidade no campo do fisiculturismo e da musculação.

ESTRATÉGIA


Para incrementar o aumento da massa muscular (hipertrofia), os fisiculturistas focam três principais pontos:
* Treinamento adequado com a resistência de pesos.* Nutrição especializada, incorporando extra proteína e suplementos alimentares quando necessário.* Repouso (descanso) adequado.

USO DE ANABOLIZANTES

Na prática da musculação, muitos atletas acabam recorrendo ao uso de anabolizantes para o aumento de massa muscular em pouco tempo, o que é algo altamente prejudicial à saúde, já que estes são hormônios sintetizados. Entretanto, muitos atletas, profissionais ou amadores, conscientes dos malefícios dos efeitos das drogas, procuram profissionais nutricionistas e endocrinologistas para obtenção das possíveis melhoras em seus resultados.
Embora a maioria dos fisiculturistas neguem o uso de drogas anabólicas, alguns as utilizam, negando o uso apenas por motivos legais ou políticos.

TERCEIRA IDADE

Estudos recentes vêm demonstrando a importância da musculação para a manutenção da qualidade de vida na terceira idade. Além dos exercícios aeróbios, o treinamento com levantamento de peso tem sido muito bem visto pelos profissionais e pesquisadores da área. Esta é uma visão onde, para manutenção ou ganho de massa muscular, o fisiculturismo bem orientado produz resultados mais efetivos.



Nenhum comentário: